domingo, 3 de abril de 2022

Minhas experiências na bela Austrália

 Estive na Austrália em 2012 (mes de Janeiro), 2016/2017 (27 novembro a 29 janeiro), 2017/2018 (22 novembro/04 fevereiro).

Praticamente, "morei" por quase 6 meses, em Sydney, (Maroubra) Umina Beach (Central Coast), Gold Coast (Surfers Paradise).

Moraria para sempre!

Alguns tópicos com opiniões minhas:


- Segurança

 não me preocupei, super segura por todos lugares por onde andei em passeios e em casa também.


- Educação

super séria essa questão:  como também sou bem educada, adorei!


- Organização:

 também sou organizada, então adorei!


- Limpeza

pelo menos por onde passei, tudo era muito limpo, estradas, parques, lanchonetes, pousadas, restaurantes, banheiros.


- Simpatia das pessoas:

 as pessoas me cumprimentavam e me paravam na praia para perguntar de onde eu era e queriam conversar, mas meu inglês parco não ia muito longe rsrs Nas lojas sempre me entendiam e faziam questão de ajudar.


- Trânsito

tranquilo, às vezes um pouco cheio, principalmente nas estradas por causa das férias, todos respeitam os mandamentos no trânsito, do contrário pagam multas altas.


-Transporte público

 sempre pontual  (nos pontos tem o horário certo que chegam e você pode verificar também pelo celular),  rápidos, limpos, não muito cheios nos horários que eu ia.


Parques:

 praticamente, em todas as praias tem parques com toda estrutura para acampar, fazer churrascos, brinquedos para crianças, com banheiros públicos enormes, limpíssimos, confortáveis. 


- Dia da Austrália (26 janeiro):

 apesar da data simbolizar a colonização, o povo enche às ruas, parques com bandeiras, roupas, pinturas no corpo, alusivos à festa.

Tenho visto, a partir de 2020, as pessoas questionarem a comemoração do Dia.


- Aborígenes:

 não sei porque, mas sempre tive um carinho e respeito enormes por eles. Suas artes são lindíssimas, originais e perfeitas. Tocam didgeridoo, cantam, dançam. Amo.


- Estilo de vida

 os australianos não ligam para vestimentas caras (andam com roupas simples, sem passar à ferro), bonitas, confortáveis. E muitos andam descalços (muitos mesmo, em shoppings, ruas, parques, ônibus). Não fazem altas dívidas por carros e roupas de griffe. Sabem curtir a vida. Não ostentam como muitos brasileiros ,que se preocupam demais com o que o vizinho vai achar ou comentar. O importante é encontrar amigos para um bom papo. Alegria de viver.


 Cultura

 altíssima. Teatros, galerias, shows, bibliotecas, cinemas ... em cada esquina. 


- Liberdade

de ir e vir, religião, partidos políticos, nacionalidades (sem agressão aos contrários às suas escolhas).


- Viagens:

adoram viajar, principalmente em motohomes por toda Austrália. Ou para países da Ásia, que ficam relativamente perto.


- Aniversários:  

crianças e adultos. Comemoram em parques, com decoração simples, em horário da manhã ou almoço. Muita diversão e alegria.


- Temperatura: 

no Verão passei um calor excessivo, sou muito calorenta, E na Austrália o calor é muito mais forte que no Brasil. O frio? Dizem que também é excessivo, em alguns lugares até neva. Mas como só fui no Verão, ainda não experimentei.


Mar:

água gelada, como adoro banhos frios, não senti muita diferença, adorei. Praias belíssimas, águas claras, azuis ou verdes, ondinhas e ondonas dependente da sua escolha. Sempre com grupos de salva-vidas vigiando.


- Compras

 produtos bem em conta e outros bem caros (para nós que ganhamos em Reais, perdemos muito na troca por Dólar Australiano. Tem lojas com produtos bem em conta, que satisfazem bem ao nosso dia-a-dia. Produtos eletrônicos são mais baratos que no Brasil.


- Onde comer: 

cafeterias, a maioria fecha às 16h e algumas ficam até à noite. Restarantes fecham às 21h. Jantar fora? Tem horário. Dormir cedo e acordar cedo é o lema australiano. Estranhei muito! Os australianos curtem o horário diurno, praias, exercícios ao ar livre, academias cheinhas, trabalho, escolas  ... Então dormem cedo.


- Dólar Australiano:

quando viajei pela primeira vez, o dólar estava 1 por 1. Aproveitei demais nas compras (que trouxe para o Brasil,  presentes e  minha casa). Hoje, abril de 2022 custa AUD 3,49 (já não dá para muita festa rs).


- Comidinhas

 provei e aprovei várias.  Não são muitas específicamente australianas. A que mais gostei: fish and chips que  é o filé de peixe empanado com fritas (parece simples, mas nunca tinha comido igual!).  E muitos sanduíches com molhos deliciosos, principalmente o barbecue. Doces maravilhosos. Muitos restaurantes com comidas de vários países, super deliciosas.  Austríaca, japonesa, tailandesa eram minhas preferidas.

O Café da manhã é farto. O almoço pode ser um lanche e à noite um bom jantar.

Geralmente o horário de trabalho e escolas é de 9h às 15h.

 Um caso à parte! Minha paixão por Cafeterias: 

sempre lotadas, principalmente aos finais de semana. Comidinhas deliciosas para acompanhar seu café. Apaixonei pelo Cappuccino, o melhor do mundo! Brownie, banana-bread ... hummm.

Algumas tem brechós de livros e você pode tomar seu café lendo e depois devolvendo o livro, não necessariamente comprar. Mas comprei uns poucos para minha neta.


É isso, por enquanto!

Trarei outras postagens sobre essa minha maravilhosa experiência neste país que amo de paixão.

Obrigada pela visita, até a próxima.

😘

#austrália#melhorviagem#experiência#meuolhar#minhaspreferências#curtição#paixãopelopaís#queromorar#paz#alegria#passeios#família#










2 comentários:

  1. Jô, adorei ler e saber das tuas experiências nesse lugar que deve mesmo ser muito bom morar! Saudades tantas tens de lá, não? beijos, linda semana e tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Legal passar estas particularidades e experiências em novo país Jô.
    Lugar organizado é sempre bom de passar uns dias.
    Grato pela partilha.
    Uma bela semana para vocês.
    Beijo amiga

    ResponderExcluir

Muito legal você comentar, fico muito feliz. Obrigada. Volte sempre.